top of page

BEM-VINDO!

Este é o novo política com ciência, site criado em 19/11/2000, premiado como um dos melhores sites do Centro-Oeste mineiro e de cara nova para oferecer mais conteúdo para você!

O site foi batizado com o nome que dei a minha primeira coluna em um jornal. A coluna Política com Ciência  foi publicada pelo jornal "A Gazeta de Muriaé" no início dos anos 1990.

 

Explore o menu e divirta-se!

DESTAQUES

Acompanhe aqui os destaques de nossa produção e de nossa agenda de pesquisa.

logo55anostopo.png
BJPA.png
RAP port.png

O artigo "Federalismo fiscal, descentralização e compra pública" foi publicado em junho de 2023 na REVICE - Revista de Ciências do Estado da UFMG (Qualis A4). O conteúdo aborda temas que estão na fronteira entre a Ciência Política, a Gestão Pública e o Direito (Constitucional, Administrativo e Tributário). 

27o. Congresso Mundial de Ciência Política da IPSA

Apresentei o paper “O espaço da politização no governo federal brasileiro, 1999-2021”, na seção LOC08.29 “Governança e políticas públicas: um campo de intersecção entre ciência política e administração pública”, da 27ª edição do maior evento mundial da Ciência Política: o Congresso Mundial de Ciência Política da IPSA/AISP, realizado em Buenos Aires (Argentina). Muitos agradecimentos ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (CAPES 7), à CAPES, por todo o suporte que permitiu a participação neste evento, e à IPSA/AISP pela impecável organização e pelo suporte na apresentação oral do paper. Em breve o artigo será publicado no Brasil. Acompanhe aqui a atualização.

Pesquisa doutoral em desenvolvimento

Desenvolvo pesquisa doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (Capes 7), intitulada:

Cooperação para Resultados: Uma Análise do Impacto dos Arranjos Intergovernamentais Centralizados nas Compras Públicas por Pregão na Federação Brasileira.

Área de pesquisa: Estado, Gestão e Políticas Públicas.

O artigo “O espaço da politização na estrutura do Governo Federal brasileiro, 1999-2021” abre a nova edição (v. 58, n. 4) da Revista de Administração Pública (RAP), da FGV EBAPE.
No artigo, investiguei o espaço de politização na burocracia federal brasileira entre 1999 e 2021, examinando a importância dessa prática como estratégia de controle burocrático, monitoramento de parceiros e acomodação política, em conformidade com a lógica do presidencialismo de coalizão. Utilizando dados do Painel Estatístico de Pessoal do governo federal, avaliei todas as nomeações e designações presidenciais para cargos de alta gestão. Demonstrei que o espaço para politização não diminuiu substancialmente com a redução do número de cargos DAS. Além disso, revelei um novo padrão: um maior uso das funções de confiança, desempenhadas exclusivamente por servidores de carreira, e pela valorização desses servidores também entre as nomeações para cargos DAS.

Videoaula sobre o texto "O futuro da democracia", de Norberto Bobbio.
Videoaula sobre a ditadura romana, baseada em texto de Mário Stoppino

VIDEOAULAS EM DESTAQUE

Videoaula sobre o texto "A política como vocação", de Max Weber.

REDES SOCIAIS

  • X
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Arquetti Faraco Pesquisas, Tecnologia e Gestão

© 2023 by AFPTG

bottom of page